quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Robótica Livre Colégio Estadual Otacílio Mota




Justificativa
O crescimento atual da robótica tanto educacional como competitiva, nos leva a
crer  que  este  setor  merece  um  uma  atenção  maior  e  específica.  Pensando  nesta
revolução, e sabendo que a robótica desperta interesse entre jovens de todas as idades e
adultos, o Laboratório de Ciências do Colégio Estadual Otacílio Mota expressa o desejo
de implantação de um projeto de robótica educacional.
Entendemos que a inserção de recursos tecnológicos como forma de auxílio na educação
é um dos grandes debates abertos no Brasil. Em países de primeiro mundo esse assunto
já foi superado, pois a maioria da população já tem acesso a recursos como computador,
internet e programas educativos na escola e até na própria residência. Por outro lado, a
realidade brasileira  aponta  para  o uso  intenso  de soluções livres,  abrindo assim um
campo  interessante  para  disseminação  de  recursos  tecnológicos  a  baixo  custo  para
governos e entidades.

Introdução 
Na sala de aula, a robótica se assemelha mais a uma grande brincadeira do que 
a um problema complexo. Em um dos métodos que vêm sendo utilizados Brasil afora, os 
alunos montam pequenos robôs com ajuda de pecinhas como as de Lego, mas com 
formatos especiais para a atividade. Há os bloquinhos, as peças de vigas em L, os 
conectores, as engrenagens, as polias, o motor, os sensores de som e luz e até um 
minicontrolador. Com as pecinhas, praticamente qualquer projeto pode ser montado. O 
objetivo de criar robôs? Colocar em prática os conceitos teóricos trabalhados em outras 
disciplinas,como física, matemática e biologia.
Mas não só. “Ao criar um robô, os alunos também trabalham conceitos 
tecnológicos e o raciocínio lógico”, afirma Carlos Henrique Matos dos Santos, professor 
de robótica no Colégio Global, em São Paulo, um dos pioneiros na implantação dessa 
disciplina no país. O desenvolvimento escolar das crianças se torna mais rápido e a 
compreensão de temas difíceis fica mais divertida, pois elas podem experimentar como 
funciona a teoria na prática.

Objetivos
Construção de um Ambiente Dinâmico de Aprendizagem através de um projeto de
Robótica que faça uso exclusivamente de soluções de software e hardware Livre e que
tenha sucata de equipamentos eletro-eletrônicos como principal material de construção de
seus produtos.
Conhecer  diferentes  tipos  de  controladores,  trabalhando  em  específico  com  o
arduino, no desenvolvimento de programação simples.
A  robótica  educacional  procura  auxiliar  o  aluno  na  construção  do  aprendizado
adquirido em sala de aula, já que em sala de aula, são transformadas em ideias que
estimulam o aluno a sempre querer aprender mais, instiga a voracidade em absorver
novos  conhecimentos  e  tecnologias.  O  principal  objetivo  da  robótica  educacional  é
promover ao educando o estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática,
geografia,  entre  outros,  existindo  variações  no  modo  de  aplicação  e  principalmente
interação entre os alunos, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a
interdisciplinaridade.  Usando  ferramentas  adequadas  para  realização  de  projetos,  é
possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.

Metodologia
Inicialmente o professor do LEC (Ronaldo Paiva), juntamente com quatro alunos
farão o curso de robótica educacional promovido pela UFC (Universidade Federal do
Ceará), realizados entre os dias 11/04 à 27/06/2015. No curso será utilizada plataforma
Lego Mindstorms, que são kits didáticos com fácil programação mais que apresentam
custo alto de investimento inicial.
Como alternativa há micro controladores open source, licença livre, com valores
mais baixos, de programação um pouco mais complexa como por exemplo o Arduino, de
origem  italiana,  essa  plataforma  tem  sido  utilizada  em  vários  projetos  industriais  ou
educacionais.
Serão utilizados materiais de sucata para criações livres dos alunos interessados.
Formação de grupos com tarefa pré-determinada pelo professor do LEC.
Encontros frequentes no Laboratório de Ciências.

Recursos
Laboratório de Ciências:
Laboratório de Informática;
Livros;
Artigos:
Vídeos;
Sucatas ( fios, motores, componentes, pilhas, baterias, placas,etc);
Arduino.
Avaliação
Observa-seque os educandos aprendem com o desafio de dominar os recursos da
Robótica,  a  construir  seu  próprio  projeto,  articulando  diversos  conteúdos,  como
matemática, química, física, biologia, entre outras, trabalhando ativamente com seu objeto
de interesse, agregando conteúdos escolares com práticas reais/concretas. Esta prática é
coerente com os princípios construtivistas de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo e
que foram revisadas por Seymour Papert (1985). A participação ativa do educando na
construção e controle de seus objetos de desejo faz com que o mesmo se sinta parte do
processo e do meio em que vive, ampliando seus conhecimentos através da mensagem
transmitida pelo professor e pelo grupo. 
Além  disso,  eles  praticam  uma  postura  mais  ecológica,  percebendo  que
elementos/componentes tidos como lixo podem ser fonte de recursos nos processos de
desenvolvimento de novos produtos.

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