Laboratório
de Ciências do Colégio Estadual Otacílio Mota
Relatório de
atividades realizadas no mês de março de 2015.
O laboratório
de Ciências é o espaço de apoio pedagógico onde os alunos começarem a ter
contato com as ciências, podendo interagir com os materiais da escola; no mês
de março de 2015 o LEC desempenhou o papel que lhe é outorgado, com auxílio aos
dicentes e docentes desta escola.
Foram realizadas 30(trinta) aulas no ambiente, aulas estas
ministradas pelos professores: Augusto Cezar;William Moreira; Daniele; Clóvis;
Alex; Tânia; Gilson. Os assuntos foram diversos, tais como: separação de
misturas(Augusto);condução térmica(William); Mendel(
Daniele);Geometria(Ronaldo);ArtesMarciais(Alex);Primeira República/Seminário
Revolução Industrial(Tânia);Felicidade/Meio Ambiente(Gilson), estes são alguns
exemplos das aulas ministradas neste período.
O LEC atuou durante o período no tombamento dos materiais do CEOM,
fazendo levantamento dos utensílios em cada ambiente.
O LEC atuou em aulas de substituição aos professores que motivos
alheios estiveram ausentes.
O LEC atuou na organização de dois projetos em pauta para o
referido mês, que são: O reaproveitamento de óleo de cozinha na produção de
produtos de higiene e limpeza, projeto este que trabalha a consciência
ecológica e as reações químicas envolvidas na produção de gêneros de limpeza;
tivemos acompanhando turma de alunos na produção de um aplicativo voltado para
celulares e tablets com intuito de trazer as tecnologias para contribuírem para
o aprendizado do aluno.
Neste período tivemos a ação de aulas dirigidas por este
laboratório, a primeira tratou de tornar mais acessível o conhecimento do
movimento uniforme por meio de prática no laboratório e quadra esportiva, esta
aula foi ministrada pelo professor Ronaldo com apoio do professor William, a
segunda aula dirigida tratou de trazer os alunos ao ambiente para conhecer as
regra de segurança do mesmo, conhecer as vidrarias e seus usos com demonstração
de uso e função do destilador, esta aula fora ministrada pelos professores Erivelton
e Eliomar.
É válido ressaltar os reforços ministrados pelo professor Clóvis
às células de estudos que se utilizaram do ambiente para desenvolverem seus
trabalhos.
Em última ação o LEC visando o ingresso da escola na robótica
realizou a inscrição do CEOM em um curso de robótica educacional pretendendo
com isso o desenvolvimento dos alunos na área de sistemas autônomos para fins
educacionais.
Agradecemos a todos os professores que se utilizaram deste
ambiente no mês de março parabenizando-os e solicitando a ajuda dos mesmos para
que em abril façamos um trabalho ainda melhor, agradecendo ao Coordenador
Financeiro Edson que tem nos ajudado sempre que preciso, bem como a gestão do
CEOM.
Professores: Ronaldo, Eliomar e Clóvis.
Ipueiras-Ce,
31 de março de 2015.
Aula Dirigida LEC
Tema: Segurança no laboratório de Ciências e
Conhecendo as vidrarias.
Data: 26/03/2015
Autores: Eliomar Caetano e Erivelton Oliveira.
Estrutura
Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Médio
|
Química
|
Segurança no laboratório e conhecendo as vidrarias
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·
Conhecer as principais regras de segurança de
laboratório;
·
Conhecer as principais vidrarias de laboratório;
Duração das atividades
50 minutos (uma aula) Estratégias e recursos da aula
Apresentação em slides das principais vidrarias utilizadas
em laboratório;
Exibição de um vídeos mostrando as principais regras de
segurança em laboratório;
Roda de conversa sobre os cuidados na realização de
experiências no laboratório de ciências.
Anexo
Tema: Velocidade Média
Data: 06/03/2015
Conteúdo: MRU
Disciplina: Física
Sala: 1º Ano A
Professor da Sala: William Moreira
Sala: 1º Ano A
Professor da Sala: William Moreira
Objetivos
- Investigar, em situações práticas, o conceito de velocidade média.
- Definir esse conceito de velocidade média como uma razão entre duas grandezas (quilômetro e hora ou centímetro e segundo).
Tempo estimado
2 aulas
2 aulas
Material necessário
Fita adesiva, trena ou fita métrica, relógio com cronômetro, calculadora e carrinho de balão.
Desenvolvimento
1ª etapa
Os alunos serão levados ao LEC, serão dadas explicações sobre o assunto. Na prática após as explanações iniciais, o professor utilizando a bancada como pista de corrida demarcada nos espaços S1= 0cm, S2 = 50cm, S3= 100cm e S4=150cm, onde o carrinho será posto em movimento e alunos predeterminados ficarão responsáveis por anotarem os tempos decorridos em cada espaço, posteriormente se fará a verificação da velocidade em cada instante e posta em um gráfico que representa o espaço em função do tempo.
Fita adesiva, trena ou fita métrica, relógio com cronômetro, calculadora e carrinho de balão.
Desenvolvimento
1ª etapa
Os alunos serão levados ao LEC, serão dadas explicações sobre o assunto. Na prática após as explanações iniciais, o professor utilizando a bancada como pista de corrida demarcada nos espaços S1= 0cm, S2 = 50cm, S3= 100cm e S4=150cm, onde o carrinho será posto em movimento e alunos predeterminados ficarão responsáveis por anotarem os tempos decorridos em cada espaço, posteriormente se fará a verificação da velocidade em cada instante e posta em um gráfico que representa o espaço em função do tempo.
2ª etapa
Esta parte da atividade ocorrerá na quadra, demarcada, em grupos os alunos percorrerão em diferentes intensidades( caminhando, correndo) o espaço determinado, seu grupo tomará as anotações e fará o cálculo de velocidade desenvolvida pelo aluno.
Avaliação
Observar a participação individual dos jovens, além da cooperação para a realização da atividade. Avaliar como os grupos registraram os dados da observação numa tabela e como explicaram a obtenção da velocidade média do carrinho. Essa atividade incentiva a capacidade crítica na análise de resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário