quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

LEC


Laboratório De Ciências Do Ceom                                     Laboratório de Ciências do Colégio Estadual Otacílio Mota          
Relatório de atividades realizadas no mês de março de 2015.

O laboratório de Ciências é o espaço de apoio pedagógico onde os alunos começarem a ter contato com as ciências, podendo interagir com os materiais da escola; no mês de março de 2015 o LEC desempenhou o papel que lhe é outorgado, com auxílio aos dicentes e docentes desta escola.
Foram realizadas 30(trinta) aulas no ambiente, aulas estas ministradas pelos professores: Augusto Cezar;William Moreira; Daniele; Clóvis; Alex; Tânia; Gilson. Os assuntos foram diversos, tais como: separação de misturas(Augusto);condução térmica(William); Mendel( Daniele);Geometria(Ronaldo);ArtesMarciais(Alex);Primeira República/Seminário Revolução Industrial(Tânia);Felicidade/Meio Ambiente(Gilson), estes são alguns exemplos das aulas ministradas neste período.
O LEC atuou durante o período no tombamento dos materiais do CEOM, fazendo levantamento dos utensílios em cada ambiente.
O LEC atuou em aulas de substituição aos professores que motivos alheios estiveram ausentes.
O LEC atuou na organização de dois projetos em pauta para o referido mês, que são: O reaproveitamento de óleo de cozinha na produção de produtos de higiene e limpeza, projeto este que trabalha a consciência ecológica e as reações químicas envolvidas na produção de gêneros de limpeza; tivemos acompanhando turma de alunos na produção de um aplicativo voltado para celulares e tablets com intuito de trazer as tecnologias para contribuírem para o aprendizado do aluno.
Neste período tivemos a ação de aulas dirigidas por este laboratório, a primeira tratou de tornar mais acessível o conhecimento do movimento uniforme por meio de prática no laboratório e quadra esportiva, esta aula foi ministrada pelo professor Ronaldo com apoio do professor William, a segunda aula dirigida tratou de trazer os alunos ao ambiente para conhecer as regra de segurança do mesmo, conhecer as vidrarias e seus usos com demonstração de uso e função do destilador, esta aula fora ministrada pelos professores Erivelton e Eliomar.
É válido ressaltar os reforços ministrados pelo professor Clóvis às células de estudos que se utilizaram do ambiente para desenvolverem seus trabalhos.
Em última ação o LEC visando o ingresso da escola na robótica realizou a inscrição do CEOM em um curso de robótica educacional pretendendo com isso o desenvolvimento dos alunos na área de sistemas autônomos para fins educacionais.
Agradecemos a todos os professores que se utilizaram deste ambiente no mês de março parabenizando-os e solicitando a ajuda dos mesmos para que em abril façamos um trabalho ainda melhor, agradecendo ao Coordenador Financeiro Edson que tem nos ajudado sempre que preciso, bem como a gestão do CEOM.
Professores: Ronaldo, Eliomar e Clóvis.
Ipueiras-Ce, 31 de março de 2015.




Aula Dirigida LEC
Tema: Segurança no laboratório de Ciências e Conhecendo as vidrarias.

Data: 26/03/2015
Autores: Eliomar Caetano e Erivelton Oliveira.
Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Médio
Química
Segurança no laboratório e conhecendo as vidrarias

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Conhecer as principais regras de segurança de laboratório;
·      Conhecer as principais vidrarias de laboratório;


Duração das atividades

50 minutos (uma aula) Estratégias e recursos da aula

Apresentação em slides das principais vidrarias utilizadas em laboratório;
Exibição de um vídeos mostrando as principais regras de segurança em laboratório;
Roda de conversa sobre os cuidados na realização de experiências no laboratório de ciências.

Anexo

       










Primeira produção: Sabão em garrafa pet.





Aula Dirigida Laboratório de Ciências /Professor Ronaldo Paiva e William Moreira
Tema: Velocidade Média
Data: 06/03/2015
Conteúdo: MRU
Disciplina: Física
Sala: 1º Ano A
Professor da Sala: William Moreira


Objetivos
- Investigar, em situações práticas, o conceito de velocidade média.
- Definir esse conceito de velocidade média como uma razão entre duas grandezas (quilômetro e hora ou centímetro e segundo).
Tempo estimado
2 aulas
Material necessário
Fita adesiva, trena ou fita métrica, relógio com cronômetro, calculadora e carrinho de balão.
Desenvolvimento

1ª etapa
Os alunos serão levados ao LEC, serão dadas explicações sobre o assunto. Na prática após as explanações iniciais, o professor utilizando a bancada como pista de corrida demarcada nos espaços S1= 0cm, S2 = 50cm, S3= 100cm e S4=150cm, onde o carrinho será posto em movimento e alunos predeterminados ficarão responsáveis por anotarem os tempos decorridos em cada espaço, posteriormente se fará a verificação da velocidade em cada instante e posta em um gráfico que representa o espaço em função do tempo.


2ª etapa
Esta parte da atividade ocorrerá na quadra, demarcada, em grupos os alunos percorrerão em diferentes intensidades( caminhando, correndo) o espaço determinado, seu grupo tomará as anotações e fará o cálculo de velocidade desenvolvida pelo aluno.


Avaliação
Observar a participação individual dos jovens, além da cooperação para a realização da atividade. Avaliar como os grupos registraram os dados da observação numa tabela e como explicaram a obtenção da velocidade média do carrinho. Essa atividade incentiva a capacidade crítica na análise de resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário